Despreparo,conformismo e exigências sem sentido no meio profissional.
“-Ah! Mais eu trabalho a 10 anos nesta empresa e nunca me deram valor!”
A princípio,prefiro pensar em outra coisa,saber o que tenho que fazer logo em seguida,ou tento mergulhar em um devaneio qualquer,mais a coisa não deixa,impulso,vomito e as palavras saltam-me a boca:
- Mais meu garoto,você por acaso,tem uma qualificação,algum curso e tal?
- Rapaz,só tenho o 1º grau,oh....
- Pensamento de Anderson Franco, “Suspeitei desde o princípio.”
- Mais o “chefi”,me disse que se eu tirasse a carteira de motorista vou ganhar um salário e “mei”.
- Topa!?
- Topo. Porque não?
- Então cai para dentro!
É nesta linguagem bem coloquial,e verdadeira,que nos deparamos diariamente.
Chego a travar uma guerra interior,na disputa de falar ou não,para conhecidos,colegas ,distraídos ou emburrados,que ainda pensam que tempo na empresa significa,alcançar ascensão profissional.Ledo Engano.
Alguém já ouviu falar que o mudo atualmente está competitivo? Até para subir no ônibus,tem uma competição,de chegar na frente e pegar a cadeira vazia.
E no mercado? Não chega nem de longe ser diferente.Países competem com outros sobre mercado,poder e status.
O mundo mudou,antes víamos grandes empreendedores,saírem do nada,com quase nenhuma instrução, e montar um império em forma de empresa. Atualmente dificilmente isso acontece,os tempos são outros.Vivemos na era da informação,os profissionais mais informados,comprometidos e capacitados,irão sobressair-se aqueles que permanecerem estagnados e conformados esperando um aumento de salário só porque está na empresa a 10 anos e nunca se qualificou para coisa alguma.
Tenha isso na cabeça.(Literalmente)
Temos aqui alguns mandamentos antes de exigir que você suba de cargo(função).
1º Mantenha bons relacionamentos inter-pessoais.
2º Identifique oportunidades
3º Estude,formal ou informalmente,nunca pare.
4º Mostre a seu chefe que você tem a devida preparação e capacidade.
5º Assuma.
Prometo aparecer mais por aqui meus caros.
Abraço nos brothers e beijo paras as meninas.
Não existe vento favorável para aquele que não sabe para onde vai.
(Arthur Schopenhauer)
Leia Também! Comprometimento com a empresa.
7 comentários francos:
É verdade meu amigo, quem fica parado não vai a lugar nenhum!
E pior, vai ficando pra trás.
Adorei o post!!!
Eu já estava com saudades!
ah! ando postando mais no meu outro blog: http://acordamenina-liciane.blogspot.com/
Beijos e ótima semana!!
Olá Franco!
Excelente texto....e muito realista.
O mercado esta cada vez mais competitivo e exigente e infelizmente, muitas pessoas ainda não se deram conta disso. Acabam por se acomodar, acreditam que por fazer o trabalho do jeito que deve ser feito, isso seja suficiente para serem reconhecidas ou para receber uma promoção. Mero engano.
É preciso capacitar-se cada vez mais. Estar antenado nas exigências e evolução do mercado de trabalho.
O marketing pessoal conta muito nesse momento, apresentar tudo o que o profissional possui e que vai agregar à empresa e a função que irá desempenhar, e diferente do que a maioria pensa, não só a aparência conta nessa hora, mas principalmente, a qualificação profissional, os projetos que o profissional desenvolveu, como ele contribuiu para atingir os objetivos, as metas desejadas.
E para aqueles que reclamam "Mas para estudar precisa ter dinheiro", "Mas um curso técnico é muito caro", "Porque eu não tenho condições de bancar uma faculdade", e bla bla bla....existe mil formas de se buscar conhecimento: a internet é um meio, principalmente porque nela você encontra todo o tipo de informação, nos livros também....se você acha que o livro tá caro, os Sebos do Brasil oferecem livros à um custo bem acessível...ou então vá até uma biblioteca e pesquise, leia!
Tente entrar em uma faculdade pública ou tente uma bolsa, hoje só não estuda quem não quer. Mesmo as faculdades particulares e até cursos técnicos promovem bolsas de estudos, facilitam o pagamento por meio de financiamentos, etc.
Portanto, quem só sabe dar desculpas e encontrar obstáculos à frente e não tenta, não vai atrás do que quer, fatalmente será o eterno funcionário que diz: "Eu trabalho há 10 anos nesta empresa e nunca me deram valor".
Parabéns pelo execelente trabalho que realiza.
Escolhi como Blog da Semana no Historia Viva.
Caso desejar retire o selo no endereço
http://historianovest.blogspot.com/2009/12/blogs-da-semana.html
Abraços
Olá Franco!
Preocupa-me bastante a abordagem quando a gente trabalha na escola, percebe entre crianças desde a educação infantil a questão da competitividade, por que se torna dificíl trabalhar a cooperação? Dar um novo formato, por exemplo, à semana dos jogos na escola com olhar de cooperação entre equipes, do tipo gincana, há muita resistência, assim como há na construção de um trabalho interdisciplinar, o problema passa a ser a falta de integração entre professores, pois, sempre há os famosos grupinhos. Fazer algo com aquele que mais nos afinizamos, é a tendência, mas, desafio está em nos integrar com as contrariedades. Como fazer a diferença? Está na sabedoria da palavra humildade, em ser simples. Êta, coisa complexa, não é mesmo?
Aos poucos vamos nos desenvolvendo, é a boa esperança! Abraços perspectivados!
Maria do Rocio
Sr.Franco
vc foi convidado para estudar em Hogwarts.
Sua casa é a Corvinal.
Siga Hogwarts e sua mais nova casa.
Atenciosamente, Alvo Dumbledore.
Olá, Franco!
A oportunidades podem aparecer para todos, o problema é que essas mesmas oportunidades não podem está no mesmo lugar. Para encontrá-las é preciso que procure e descubra onde a oporunidade cada um está. Não se deve acomodar, tem que buscar o sucesso e o progresso onde possa encontrá-los.
Abraços
Francisco Castro
relacionamento inter pessoal é o que há de mais importante para subir em uma grande empresa hoje em dia...
Postar um comentário
Respondo os comentários por aqui mesmo.
.SEja Franco e não se reprima! Opine já!