BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Conservadorismo no "paredâo"



Conservadorismo? Mais o que é ? Então vamos lá a definição: “(ou conservantismo) é um termo usado para descrever posições político-filosóficas, alinhadas com o tradicionalismo e o transformação gradual, que em geral se contrapõem a mudanças abruptas (cuja expressão máxima é o conceito de revolução) de determinado marco econômico e político-institucional ou no sistema de crenças, usos e costumes de uma sociedade.” Definição de Wikipédia.
Trate-se de um pensamento limitado e retrógado totalmente avesso a mudança e podemos encontrar tal pensamento na história do Brasil em alguns movimentos como o da “Independência do Brasil” e “Golpe de 30” e até na engenharia política da gestão de Juscelino Kubitschek e finalmente no “Golpe de 1964”,serviram como base para o pensamento conservador atualmente,que diga-se de passagem está minguado,mas ainda ressurge aqui e ali em uma falso moralista.
Eu abomino e condeno todo pensamento retrógrado que deliberadamente bloqueia e impede a evolução e o desenvolvimento cultural e moral de nossa sociedade, que tanto massacrou a criatividade ao longo dos tempos, basta olhar para a Idade Média onde o feudalismo intensificado pela igreja católica apropriou-se de todo conhecimento existe até a época, quantos estudos e experimentos científicos perderam-se, ou ficaram incompletos e restaurados no iluminismo?Quantos queimaram na fogueira por permitirem-se pensar em algo diferente? Se não fosse este estorvo poderíamos hoje estar vivendo em uma sociedade mais desenvolvida tecnologicamente, andando em carros espaciais, ou o homem ter experimentado a simples percepção de que a vida no planeta depende de darmos as mãos e nos ajudarmos a fim de preservar a nossa existência e melhorando-a gradativamente.
Enfim, não temos como saber, pois algum indivíduo com este pensamento medíocre fez o “favor” de atravancar toda evolução cultural do planeta!
O conservadorismo infesta todas as camadas da sociedade, principalmente a familiar que determina e executa regras baseadas na tradição de seus antepassados de 1900 e alguma coisa, regras ilusórias com o fundamento de privar o filho ou a filha a ter o seu livre-arbítrio e sua liberdade, até parece que quando estes filhos “aprisionados”, que costumo dizer que vive em regime semi-aberto, tiverem a sua independência financeira e emocional irão seguir a estes dogmas tradicionais até em alguns casos ridículos! Não quero fazer um postulado sobre a melhor maneira de criar nossos filhos, entretanto propor-nos á uma reflexão mais profunda e considerar que valores de humanidade e amor e respeito ao próximo e empatia deveriam servir como mola-mestra ao desenvolvimento de um ser humano e não o autoritarismo baseados em conceitos ultrapassados e desconexos, que tanto sufoca a criatividade e liberdade pessoal.

“Um conservador é um homem com duas pernas perfeitamente boas que nunca aprendeu a caminhar”
Franklin Roosevelt

Fiquem Com Deus!

1 comentários francos:

Unknown 31 de dezembro de 2008 às 21:40  

Anderson...

Muito interessante o texto, pois em nossa sociedade cada vez mais somos privados pelos paradigmas impostos pela mesma..a qual os OUTROS dizem e ditam como devemos ser e agir o que é certo ou errado, o que é bom ou mal.. será que eles estão certos!!!

Cada um sabe de cada um;..

Abraxxx a todos e good vibes sempre..,

Postar um comentário

Respondo os comentários por aqui mesmo.


.SEja Franco e não se reprima! Opine já!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR