Boa notícia ambiental!
No dia 6 de Fevereiro deste ano a Câmara Municipal aprovou e o prefeito de João Pessoa sancionou lei que obriga supermercados, mercados de pequeno porte e lojas de departamento a substituição do uso de sacolas plásticas por sacolas de papel ou sacolas plásticas biodegradáveis.
Além de João Pessoa, as Câmaras Municipais de Curitiba-PR, Londrina-PR, Maringá-PR, Porto Alegre-RS, Canoas-RS, Americana-SP, Sobral-CE e Rio de Janeiro-RJ, aprovaram leis semelhantes que impõe ao comércio a proibição do uso de sacolas plásticas.
Esta é uma importante iniciativa do Governo Municipal para diminuir o uso indiscriminado dos sacos plásticos, que não é biodegradável e pode levar mais de 500 anos para desaparecer do meio natural e representa 18% do lixo nos aterros sanitários.
Aprovada em julho de 2008, os comerciantes terão até o final deste mês para se adequarem à nova norma. Os infratores, após notificação, estarão sujeitos a multa, interdição, bem como cassação do alvará de localização e funcionamento.
Fonte:http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2009/fevereiro/06/4.asp
É muito bom perceber que medidas ecoambientais pelo melhor consumo responsável está sendo implementado.Agora abre-se uma questão é necessário ser aplicado em lei para as pessoas começem a ter um consumo responsável e socioambiental?
Acredito que por enquanto sim! pois ainda não temos uma cultura de responsabilidade social e ambiental,as pessoas continuam jogando lixo na rua e por onde passam,simplesmente não se importando com o futuro de nosso planeta.
Então parabéns aos vereadores de joão pessoa por essa atitude! Tomara que essa lei possa ser aplicada em todo o país!
Fiquem na paz de Jesus!
1 comentários francos:
Puxa legal essa questão da sacola. O plástico precisa ser substituído. E essa alternativa ajuda a reforçar essa campanha.
Um grande abraço.
Postar um comentário
Respondo os comentários por aqui mesmo.
.SEja Franco e não se reprima! Opine já!