BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 6 de março de 2009

100 anos de Patativa!








Ele é considerado um dos maiores poetas populares do País. Antônio Gonçalves da Silva nasceu no dia cinco de março de 1909 na Serra de Santana, no município de Assaré, sul do Ceará, onde faleceu aos 93 anos, em 8 de julho de 2002. Como todo sertanejo, começou a trabalhar cedo na enxada, mesmo depois de ter perdido um olho aos quatro anos de idade. Aprendeu a fazer versos e com oito anos, trocou uma ovelha do pai por uma viola. Em pouco tempo, a fama de menino violeiro se espalhou. Naquela época, os poetas populares eram chamados de ‘patativas’, Antônio era apenas um deles. Para ser melhor identificado, adotou o nome de sua cidade. Em 1956, escreveu o primeiro livro de poesias “Inspiração Nordestina”, retratando aspectos culturais do homem da região. Não teve estudo, mas fazia arte criativa inteligente e por isso até hoje ainda é lembrado e comentado.



Fonte:http://www.boanoticia.org.br/noticias-naintegra.php?id=CN9hegenJdln57daFUX3SHcyJJ0fqEV0VVRhPKuZqfg=




Patativa ontem faria 100 anos se estivesse vivo e nos faz remeter a mais singela idéia que por mais que tenhamos um nível de conhecimento acentuado,temos que aprender com os figuras populares, o conhecimento de senso comum que as vezes com muita arte são apresentados para nós,como foi o caso de patativa do Passaré.


Cito a figura de patativa com uma referência a preservação da cultura regional que forma a nossa identidade,que é tanto ameaçada por influencias artificiais e externas.


Fiquem com Deus!


Paz!

3 comentários francos:

Portal80 6 de março de 2009 às 18:46  

Oi, Franco. Como vai? Tenho muito interesse e, até mesmo, curiosidade pelo Patativa. Enfim, rebate-se e rebate-se sempre o mesmo na mídia, não é?

Passo pra conhecer seu blog e agradecer, desde já, por acompanhar o meu. ;p Gostei muito do seu tb pela leveza, franqueza, sensibilidade e, por aí vai ... Parabéns! Só notícias positivas, é? É isso aí: vai render, vai render!!!

Agora, fiquei curiosa: és evangélico? Você sempre se despede com Deus e, mencionando Gandhi .... religiosidade a 1000.

Abs ...

Blog do Franco 7 de março de 2009 às 16:45  

OI! vou bem!

Obrigado por perguntar,O assunto patativa ´e de interesse mútuo e popular, acrsenta-se a idéias de preservação da nossa cultura.

Fique com Deus!

beijus!

Blog do Franco 7 de março de 2009 às 16:46  

...ah e as notícia boas vão render sim !acreditemos nisso!

=D

Postar um comentário

Respondo os comentários por aqui mesmo.


.SEja Franco e não se reprima! Opine já!

  ©Template Blogger Writer II by Dicas Blogger.

SUBIR